Entenda a EU Whistleblowing Directive: Proteção e Transparência na União Europeia

Descubra tudo sobre a EU Whistleblowing Directive e como ela reforça a proteção e a transparência na União Europeia. Saiba como essa diretiva protege os denunciantes e impõe responsabilidades às organizações. Entenda as implicações legais e as medidas que empresas devem adotar para estar em conformidade.

 

A 16 de dezembro de 2019, a União Europeia aprovou a EU Whistleblowing Directive para garantir a proteção de quem deseja denunciar irregularidades. A Diretiva surgiu como resposta a escândalos revelados por denunciantes, como o caso Cambridge Analytics e os Panama Papers, que evidenciaram a falta de proteção para aqueles que expõem crimes corporativos.

De acordo com um estudo da Special Eurobarometer on Corruption, apenas 18% dos europeus estariam dispostos a denunciar corrupção. A Diretiva visa mudar essa realidade, e os Estados-membros tiveram até 1 de junho de 2022 para implementar a nova legislação. Até essa data, quatro países, incluindo Portugal, já haviam concluído a transposição da Diretiva.

 

 

Como a sua empresa pode ser afetada?

 

Se a sua empresa, pública ou privada, tem mais de 50 colaboradores e está sediada num Estado-membro da UE, deve adequar-se às novas diretrizes. Os países podem adaptar algumas regras conforme a sua realidade cultural. Por exemplo, em Portugal, as organizações com mais de 50 colaboradores devem implementar um canal de denúncias até 18 de junho de 2022.

 

 

Como garantir conformidade com as novas regras?

 

Proporcionar um canal de denúncias seguro:

 É obrigatório que as empresas criem um canal que proteja o anonimato do denunciante, permitindo reportar incidentes de forma escrita ou verbal.

 

Informar os colaboradores sobre como denunciar

O canal deve ser amplamente conhecido para que todos saibam como realizar denúncias.

 

Confirmar a recepção de denúncias

As organizações devem responder e acompanhar o processo de denúncia, enviando feedback em um prazo máximo de três meses.

 

Proteger o denunciante de retaliação:

 As empresas devem garantir proteção para os denunciantes que agem de boa-fé, evitando qualquer forma de retaliação.

 

 

 

Como podemos ajudar a garantir conformidade com a EU Whistleblowing Directive?

 

 

REQUISITO DA EU WHISTLEBLOWING DIRECTIVECANAL DE DENÚNCIAS COM a canaldedenuncias.com
Providenciar acessibilidade segura ao canal de denúnciasFormulário preparado para capturar detalhes da denúncia com segurança máxima
Assegurar que os colaboradores saibam onde e como reportarCampanha completa e personalizada de comunicação à medida
Proteger a confidencialidade do denuncianteConfidencialidade garantida, sem conhecimento do IP do denunciante pelo cliente
Comunicar ao denunciante o recebimento da denúncia em até 7 diasSistemas de gestão com indicadores de prazos e alarmes
Proteger o denunciante de retaliaçãoMecanismos para mitigar riscos de retaliação

Formulário de contacto


Descubra como podemos ajudar a sua empresa.

Entre em contacto connosco para saber como podemos ajudar a sua empresa a implementar um Canal da Denúncia eficaz e seguro, garantindo conformidade legal e promovendo uma cultura de transparência e ética.

(+351) 924 009 690
chamada para a rede móvel nacional